O que é a Quiropraxia?
A Quiropraxia é uma profissão primária, de contato direto. Ou seja, nos países em que está regularizada, o paciente pode consultar-se com o quiropraxista diretamente, sem ter que ser encaminhado por outro profissional na área da saúde. Cabe assim, ao quiropraxista, examinar o paciente e verificar se ele tem um problema que deve ser tratado com Quiropraxia, ou se seu problema necessita de um encaminhamento para outro profissional na área da saúde.
A Quiropraxia trata predominantemente de problemas neuro-músculo-esqueléticos, ou seja, problemas articulares, de músculos, tendões, ligamentos, bursas, disco interarticular, etc. Quiropraxistas tratam também de problemas envolvendo os nervos, mas apenas quando estes problemas estão associados a alterações músculo-esqueléticas, como por exemplo uma hérnia de disco, quando esta hérnia está comprimindo a raiz de um nervo espinal (radiculopatias).
Terapias manuais são a principal forma de tratamento com a Quiropraxista, atua detalhadamente nos problemas de articulações e músculos, através da aplicação de métodos específicos de terapias manuais.
A manipulação articular, ou ajustamento quiroprático, é a principal forma de terapia manual utilizada por Quiropraxistas.
O tratamento quiroprático, entretanto, não se restringe às terapias manuais. Quiropraxistas também são habilitados a dar orientação aos pacientes sobre atividades, hábitos saudáveis e estilo de vida; a prescrever exercícios e dar orientação ergonômica para os pacientes; a orientar sobre uma alimentação saudável, etc…
Os quiropraxistas não prescrevem medicamentos nem realizam cirurgias ou outros procedimentos invasivos.
A definição de Quiropraxia, proposta pela Federação Mundial de Quiropraxia, é a seguinte:
“Profissão na área da saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de alterações mecânicas do sistema neuro-músculo-esquelético e os efeitos destas alterações sobre a saúde em geral. Há uma ênfase em terapias manuais, incluindo a manipulação ou ajustamento articular.” (CHAPMAN-SMITH, 2001)
Fale um pouco sobre a história da Quiropraxia
A Quiropraxia teve início em 1895, em Davenport, Iowa. Neste ano, Daniel David Palmer, um canadense, realizou uma manobra de manipulação articular em um paciente, com grande sucesso. Este paciente, chamado Harvey Lillard, tinha uma deficiência auditiva, e melhorou significativamente após a manobra. Palmer, então, cunhou o nome “Quiropraxia”, que vem do grego “Queirós”, que significa mãos, e “Práxis”, que significa prática, ou atividade (PETERSON, 1995).
Alguns exemplos de patologias que o Quiropraxista deve saber diagnosticar com precisão (entre várias outras patologias, que são ensinadas durante o curso), são:
Ombro: tendinite supraespinal, lesão do lábio glenoidal, tendinite bicipital, artrose acrômio-clavicular, bursite subacromial
Cotovelo: epicondilite lateral (cotovelo de tenista), epiocondilite medial
Punho: síndrome do túnel do carpo, rizoartrose das articulações metacarpofalângicas
Mão: osteoartrose, tenossinovite de DeQuervain
Articulação Têmporo-Mandibular: Clique recíproco, bruxismo, alterações do disco intra-articular.
Coluna Cervical: síndrome facetária, instabilidade atlando-dental, cefaléia cervicogênica. Irritação do nervo grande occipital.
Coluna torácica: síndrome do desfiladeiro torácico, escoliose idiopática da
Adolescência, costocondrite
Coluna Lombar: instabilidade articular, radiculopatia, ciática, dor discogênica, síndrome facetária, espondilolistese.
Articulação sacro-ilíaca: Síndrome sacro-ilíaca, espondilite anquilosante
Quadril: lesão do lábio acetabular; bursite trocantérica, psoíte.
Joelho: lesão meniscal, plica sinovial, disfunção fêmoro-patelar
Tornozelo: entorses de tornozelo, tendinite do tendão calcâneo
Pé: fasciite plantar, dedos em martelo, neuroma de Morton.
Geral: síndrome da dor miofascial, fibromialgia, artropatias, distensões ligamentares e musculares, entorses.
O curso de Quiropraxia por ser inovador e pioneiro na América Latina, desponta e emerge neste mercado de oportunidades e alternativas para os problemas da saúde com técnicas e tratamentos específicos em Quiropraxia. A Quiropraxia é definida pela Federação Mundial e Quiropraxia como “Profissão na área da saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de alterações mecânicas do sistema neuro-músculo-esquelético e os efeitos destas alterações sobre a saúde em geral. Há uma ênfase em terapias manuais, incluindo a manipulação ou ajustamento articular”.(CHAPMAN-SMITH, 2001), sendo uma profissão com mais de 100 anos nos EUA, e a 3ª profissão mais procurada na área da saúde em países de primeiro mundo e reconhecida pela Organização Mundial da Saúde.
Atualmente no Brasil há aproximadamente 110 profissionais com formação, para uma população interminável que apresentam inúmeros problemas de coluna e articulações. Temos a comprovação que o tratamento quiroprático apresenta excelentes resultados, e melhor, num curto espaço de tempo e sem medicamentos! A área de atuação da Quiropraxia é muito abrangente e o profissional pode estar atuando em clínicas particulares e /ou interdisciplinares, consultórios, clubes esportivos, academias, hospitais entre outros.