No período de crescimento a criança pode apresentar algumas deformidades nos membros inferiores. Dentre estas, podemos encontrar algumas deformações nos joelhos do bebê, que recebem o nome de geno varo (quando voltados para fora) e geno valgo (voltados para dentro).

varo Para fazer um diagnóstico preciso é necessário examinar sua cintura ilíaca, e o histórico clínico, avaliar se há alguma associação com o fator genético, se é reflexo de um trauma anterior, causado por doença congênita ou por carências nutricionais. Mais freqüente nos bebês mais jovens (geralmente entre 14 e 36 meses de vida), o joelho varo é caracterizado pelo arqueamento dos membros inferiores, percebendo-se um afastamento entre os joelhos. (semelhante ao cowboy). Na tentativa de compensar este arqueamento outras articulações como o tornozelo e o quadril também podem apresentar alterações. Às vezes, o desalinhamento dos joelhos pode ser causado por anormalidades nos quadris. Não são comuns queixas de dor, desequilíbrio da postura ou maior tempo necessário para o nenê começar a andar. Nos primeiros três anos de vida pode ocorrer um varismo fisiológico, que não costuma demandar tratamento específico somente observação dos pais.

valgoOs joelhos valgos são, ao contrário, voltados para dentro, ou seja, muito juntos (em “X”). Geralmente são encontrados em crianças maiores, atingindo a faixa dos dois aos sete anos de idade. O joelho valgo pode originar outras alterações, como o pé pronado e plano. A locomoção e as atividades físicas da criança com valgismo leve se dão normalmente, ainda que esteticamente os joelhos em “X” possam incomodar os pais e o próprio paciente. Os casos mais graves de valgismo podem causar dificuldade de locomoção, cansaço nos membros inferiores, aumento do esforço e lesões nos joelhos e manchas de assaduras entre as coxas.

Na maior parte dos casos, a correção do problema acontece de maneira gradual e espontânea até os dez anos de idade. A forma como o tratamento será conduzido depende do grau de deformidade e da idade do paciente, envolvendo procedimentos clínicos da Quiropraxia.

Indicação de tratamento na fase infantil, pois a correção acontece homogeneamente com o crescimento. Consulte-nos para um diagnostico preciso, Fique de olho nas perninhas do seu filho!